Durante a reunião do 5º Fórum Regional da “União para o Mediterrâneo/UpM”, que decorreu dia 27 de Novembro de 2020, por ocasião do 25º Aniversário do Processo de Barcelona, os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros acordaram celebrar, no dia 28 de novembro, numa base anual e já a partir do presente ano, o “Dia do Mediterrâneo”, visando-se através desta iniciativa intensificar a divulgação da cultura e da identidade mediterrânicas e reforçar os laços de cooperação entre os parceiros euro-mediterrânicos.

Portugal associa-se às celebrações do presente ano através da realização de diversas actividades que têm sido objecto de coordenação, a nível nacional, pelo Ministério da Cultura. A título de informação, a lista das actividades previstas neste âmbito é a seguinte:

- Arquivo Nacional da Torre do Tombo – publicação online de um conjunto de Tratados celebrados com alguns países da bacia do Mediterrâneo;

- Conferência, no Museu Nacional dos Coches, sobre a viagem da Rainha D. Amélia pelo Mediterrâneo (entre 26 de fevereiro e 27 de maio de 1903), visitando Argélia, Creta, Egipto, Itália, Malta e Tunísia;

- Conferência histórica em que será orador o Académico Correspondente Filipe Themudo Barata, em sessão extraordinária da Academia Portuguesa da História, e em que será exibida uma mostra bibliográfica sobre “O Mediterrâneo na Biblioteca da APH”, em data a definir.

Por sua vez, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo está a preparar os seguintes eventos:

- Exposição do pintor Jorge Colaço e da Azulejaria figurativa do seu tempo (Fundação Casa de Bragança/Museu Nacional do Alentejo, de 19 a 28 de novembro).

- Antropologia das sociedades mediterrânicas: apresentação do livro de homenagem ao Embaixador José Cutileiro, coordenado pelo antropólogo Pedro Prista, em evento co-organizado com a Universidade de Évora (Casa de Burgos, Évora, 20 de novembro).

- Sessão de evocação sobre a obra “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico” de Orlando Ribeiro: mesa-redonda com Teresa Pinto Correia e Miguel Bastos Araújo, co-organizada com a Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo, Évora, 24 de novembro).

- Inauguração da exposição “Natureza Morta”: fotografia de José Manuel Rodrigues sobre as alterações da paisagem mediterrânica em Portugal, com conferência do geógrafo Jorge Gaspar (Casa do Alentejo, Lisboa, 27 de novembro).

- Visita guiada à Sala do Capítulo do Museu Regional Rainha D. Leonor, maior conjunto azulejar hispano-mourisco quinhentista in situ em Portugal e respectivo enquadramento na cultura e história das sociedades mediterrânicas (Museu Regional Rainha D. Leonor, Beja, 28 de novembro).

Também a Direcção Regional de Cultura do Algarve está a preparar os seguintes eventos:

- Actividade de dança contemporânea inspirada no património imaterial “Trava, trava, travadinha” – Performance participativa de movimento e voz, apresentada pela associação cultural “Corpo de Hoje” (Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, Vila do Bispo, 28 de novembro).

- Celebração relativa à “Dieta Mediterrânica”, no dia 4 de dezembro, data em que se celebra a sua inscrição como património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, sendo Tavira a sua comunidade representativa em Portugal (programa ainda a definir).

Associaram-se à presente iniciativa, as entidades promotoras - “Grupo Olhares do Mediterrâneo” e Centro de Investigação e Antropologia /CRIA - da 8ª Edição do festival de cinema “Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival”, a ter lugar, no período entre 10 e 14 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.  

Mais informações poderão ser consultadas na página web https://ufmsecretariat.org/fr/ da “União para o Mediterrâneo”.

  • Partilhe